segunda-feira, 11 de julho de 2011

Utilidade Pública: #DoeSangueAL #EBAdoadores


Vários blogueiros e tuiteiros do Estado de Alagoas se unem para promover a doação de sangue. A campanha #DoeSangueAL ou #EBADoadores visa convocar toda a blogosfera alagoana e todos os leitores para participar da doação, se dirigindo ao banco de sangue mais próximo de sua casa. É interessante que todos os doadores registrem com fotos a participação, para que possamos divulgar o sucesso da campanha.

Sendo assim, vamos todos à luta!

Locais de doação de sangue em Maceió:   

Hemopac: Rua Itatiaia, 96, Farol - Maceió - AL, 57051-380, Brasil
Fone: (82) 3311-1500, (82) 3311-1515

Hemoal: R Doutor Jorge de Lima 58 - Trapiche da Barra -  Maceió, AL, 57010-382
Fone: (82) 3315-2105/2106
Twitter: @hemoal


Hospital do Açúcar: Av. Fernandes Lima, Km 5 s/n. Farol- Maceió
Fone: (82) 3218.0242

Hospital Universitário: Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins - Maceió-AL - 57072-900
Fone:  (82) 3202-3800 / 3202-3712 / 3202-3899
Twitter: @hupaaufal


Algumas informações básicas:

No Brasil, qualquer pessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento:

- Ter entre 16 anos e 68 anos (doadores entre 16 e 17 anos com consentimento formal do responsável legal)
- Ter peso acima de 50 kg
- Se homem, não pode ter doado há menos de 60(90) dias
- Se mulher, não pode ter doado há menos de 90(120) dias
- Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto
- Não estar grávida
- Não estar amamentando
- Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço
- Ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação
- Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano
- Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação
- Não ser usuário de drogas injetáveis
- Não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II)

Vocês podem curtir a página da campanha no Facebook aqui e ver quem vai participar.


Tuiteiros idealizadores e que apoiaram a ideia da campanha:

@cynthyalara
@CanAlmeida
@NoGomes
@sergiocoutinho
 @Joselitasantos
@sr_tan
@Amandinne_


OBS: Há uma matéria no site do Jornalista e Deputado Federal Jeferson Morais com uma entrevista da @cynthyalara e @CanAlmeida sobre a campanha #DoeSangueAL. Para ver a matéria na íntegra, clique aqui.

Logo abaixo, segue a entrevista para o site:

"JM: Cynthya, algum fato em especial motivou seu comentário sobre a doação de sangue, no twitter?   

Cynthya: O mais comum é que pessoas se mobilizem a doar sangue somente após algum ente querido estar com algum problema grave à beira da morte, não é mesmo? No meu caso, graças a Deus, não estou com nenhum familiar hospitalizado. A vontade partiu de mim mesma, de um desejo que tenho desde pequena. Estava ansiosa em completar logo a maioridade para poder realizar esse sonho que é doar sangue e saber que desse pequeno gesto tantas vidas foram salvas. Não pretendo esperar alguém querido adoecer para procurar um banco de sangue para doar, amanhã pode ser eu mesma quem precise. Não dá pra perder tempo quando falamos de vida.


 JM: A reação solidária dos internautas surpreendeu a vocês? 

Candice: Na verdade, não tanto!! Os internautas de Maceió, e de muitas cidades do interior do estado, ao menos os que tenho contato, têm se mostrado muito engajados socialmente, seja em eventos virtuais, como o social media day, que em dois dias mobilizou toda a classe em prol de um evento mundial, ou em mobilizações bem reais, como na divulgação da visita que blogueiros fizeram às cidades vítimas das enchentes do ano passado, divulgando a situação em que vivem os flagelados até hoje, assim como a campanha "Alagoas sem frio", que tem as redes sociais como maior meio de divulgação.   

Cynthya: Por incrível que pareça, não. Ao iniciar a campanha já tinha em mente que teria apoio. Conheço boa parte da blogosfera/tweetosfera alagoana devido aos EBAs (Encontro de Blogueiros Alagoanos) e sei que esse pessoal é muito do bem, sempre dispostos a ajudar e fazer o possível entre divulgação, participação e motivação. Fico humildemente orgulhosa em participar de um grupo como esse. O que me surpreendeu foi a dimensão que isso tomou, essa entrevista aqui por exemplo.


JM: Em se tratando de ações como essa, as redes sociais ainda não estão sendo usadas como deveriam, especificamente em Alagoas?

Candice: Acho que estas ferramentas têm um poder de divulgação, aglutinação e adesão fantásticos. É claro que ainda há os que não despertaram para tanto, mas o que se tem visto é que os internautas estão cada vez mais antenados, e menos alienados! O que muito me alegra e incentiva. Em Alagoas as pessoas perderam muito da crença que, talvez, um dia tiveram nas instituições públicas. Ações sociais, que nascem virtualmente, com a finalidade de serem aplicadas realmente, têm o condão de fazer as pessoas acreditarem, afinal, participam, veem de perto e acabam se sensibilizando e se mobilizando junto! 


 JM: O que falta para colocarmos esses meios de comunicação em prol do bem comum? 

Candice: Acho que será uma evolução natural, à medida que resultados forem sendo alcançados, as pessoas verão o quanto as redes sociais, e mídias de um modo geral, podem ser úteis, não só em atuações sociais, mas também na fiscalização e cobrança aos poderes públicos.



JM: Diante de uma mobilização positiva como essa, podemos esperar novas e diferentes ações na internet, com a sua participação?

Candice: Ora, claro que sim! Esta é mais uma ação que nasce no Twitter e tem o Facebook e os Blogs como meios de divulgação, mas com certeza não ficaremos só nesta! As pessoas estão cheias de boas e solidárias ideias, só precisam de um meio para divulgar e encontrar adeptos! Bem, os meios já temos, agora é só analisar as ideias!  


JM: Essa repercussão positiva é um incentivo à continuar usando as redes sociais, em prol de outras causas? 

Cynthya: É bastante motivador perceber que um simples desejo de doar sangue e chamar alguns amigos tenha chegado nessas proporções. Falando em usar a rede em prol de questões sociais, vale lembrar o que a @LaiseMoreira fez há aproximadamente 1 ano atrás com o @SOS_Alagoas. Ela realmente mobilizou muita gente pra doar agasalhos, alimentos, produtos em geral aos desabrigados. São exemplos como esses de solidariedade que devemos seguir. É isso que uma blogosfera ativa faz!"




Um comentário:

  1. Campanha mais do que bem vinda! Satisfação dupla: pra quem recebe o sangue e pra quem doa! Vamos nessa galera!!

    ResponderExcluir