quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Timeline do Facebook: uma contribuição para a memória das redes sociais

O Facebook lançou para todos os seus usuários nos últimos meses de 2011 a Timeline, que se trata de uma mudança estrutural no perfil do usuário que permite visualizar numa linha do tempo todas as atualizações executadas. Em relação ao perfil anterior, agora é possível visualizar todas as atualizações ao longo dos anos, além de marcar fotografias e aplicá-las em datas passadas. Dessa forma, a mídia social passa a ter uma serventia a mais, que é o registro histórico da vida do usuário, caso ele deseje.



É de se olhar com críticas a possibilidade de o Facebook funcionar como um grande depositário de informações de pessoas em todas as partes do mundo, podendo tais informações estarem a serviço de determinado governo. Nesse sentido, muitos preferem se resguardar a não exporem sua história voluntariamente, de maneira a procurar outros fins virtuais para registrar sua história em imagens e frases ou mesmo não registrar. Por isso, reconhece-se que o avanço histórico permitido pela Timeline do Facebook tenha 2 vias, uma positiva e negativa, ou uma função que tenha consequências. De toda forma, desde que o usuário aceite compartilhar suas informações e imagens em qualquer mídia social, sempre estará se arriscando a pagar um preço.

Vendo as coisas pelo lado positivo, pensa-se a grande contribuição da Timeline, pois torna possível visualizar posts antigos, independente do tempo distante em que foram escritos. Essa novidade é interessante na medida que o Twitter, depois de ter crescido juntamente com o próprio Facebook em relação ao Orkut no Brasil, não ter oferecido em sua plataforma a possibilidade de resgatar atualizações antigas, tornando o discurso puramente válido enquanto momentâneo. Além disso, a Timeline do Facebook organiza as ações na mídia social, o que ajuda a pesquisar os compartilhamentos de informações desejáveis. Enfim, se utilizada de maneira a beneficiar em meios práticos a vida do usuário, o preço a se pagar por registrar informações talvez não seja tão caro assim. Agora se você odeia bisbilhotices dos (des)conhecidos da própria rede ou de espiões nacionais ou gringos, então mantenha distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário