quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Twittão e o sucesso dos eventos tuiteiros

Um evento histórico. Assim foi o TwittÃo (Encontro de Tuiteiros de União dos Palmares), realizado no auditório da prefeitura de União dos Palmares, Alagoas, no dia 06 de agosto de 2011. Com a participação de tuiteiros de várias cidades do estado além da presença marcante dos moradores palmarinos, foi possível perceber o quanto os eventos de mídias sociais no interior estão cada vez mais adquirindo uma proporção  importante para fins sociais imprescindíveis. 

Foto por João Paulo de Farias

Sem dúvida, eventos assim possibilitam um espaço importante para se praticar relacionamentos construídos na web, contrariando muitas teorias que insistem em dizer estarmos cada vez mais isolados ao passo em que nossa relação com a internet aumenta.

Ao passo que percebemos esta realidade acontecer, presenciamos também conjuntamente um sentimento de que as coisas estão se direcionando para a construção de uma nova realidade na nossa sociedade - seja ela local ou global. Além disso, especificamente, temos percebido que esta realidade não parece tender a se tornar uma reprodução do que tem sido, mas uma verdadeira proposta de rompimento com os atuais laços tradicionais que determinavam até então relações sociais e visões de mundo em nosso estado. Os eventos que propagam encontros de Tuiteiros e Blogueiros em Alagoas tem mostrado que diferentes gerações de pessoas tem compartilhado e debatido acerca de diversas temáticas que envolvem a rede e, sobretudo, a cidadania na rede e política. Temos aprendido a cada evento sobre o que é o ciberespaço e o que podemos fazer dentro dele na busca de uma sociedade mais justa. Temos, finalmente, construído espaços de reflexão e de ampliação de nosso ponto de vista acerca do que nos rodeia na vida prática. 

O calor de um evento onde há o encontro de pessoas com ideais comuns ou mesmo o fato de se utilizarem de uma mídia social em comum é necessário para mostrar que o que se cria na Internet não precisa terminar na Internet. Sem dúvida, posso dizer que saí do TwittÃo (assim como os EBAs que participei, o Social Media Day e o Twittarcy) com mais companheiros de luta e amigos do que quando entrei naquela sala cheia de pessoas desconhecidas ou conhecidas somente na rede.



A crença de que estamos no caminho certo se corrobora mais ainda quando percebemos que duramos por quase dois turnos com a hashtag #NoTwittAO nos trending topics do Brasil (isso mesmo, os TTBr), algo que surpreendeu a todos e fez vibrar em podermos estar compartilhando o sucesso de nossos eventos regionais com todo o país, mostrando a força que os alagoanos tem em se mobilizar. Como disse @CanAlmeida em tons de expressão capazes de produzir orgulho em qualquer um, aquele foi um momento único e histórico, o qual devíamos manter a percepção de nossa capacidade em mostrar para o Brasil que Alagoas já não se limita às estatísticas de crimes, analfabetismo e abandono, como temos sido frequentemente estigmatizados. Uma nova realidade estamos mostrando ao resto do país ao passo que também a ela somos apresentados. E assim deve ser com os próximos eventos organizados na internet e objetivados por aqueles que querem cada vez mais fazer parte desse movimento arrasador e empolgante.

Em vias de considerações finais, ressalto o trabalho magnífico de todos os organizadores do TwittÃo e o apoio que o evento recebeu de todos os patrocinadores, além das autoridades locais que forneceram espaço para o evento. É mais uma vez a sociedade civil, o governo local e a sociedade privada trabalhando juntos para fazer acontecer espaços de desenvolvimento. Uma semente está sendo plantada em cada cidade  que comporta eventos como esses, resta-nos mantê-la e assim veremos o quanto estamos contribuindo para a transformação de nossa realidade local.


Obs: Sigam os bons! Organizadores do @_Twittao: @dallasdiego, @AndresonMelo, @zemauniao, @WenndellAmaral




Repercussão do evento na rede:


http://www.cadernob.net/2011/08/notwittao.html

http://www.mundaunoticias.com/2011/08/uniao-dos-palmares-e-sede-do-3-encontro.html

http://vipsacesso.blogspot.com/2011/08/twittao-foi-um-grande-sucesso.html

http://www.jmarcelofotos.com/2011/08/1-encontro-de-twitteiros-em-uniao-dos.html

http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/08/07/uniao-dos-palmares-realiza-primeiro-encontro-de-twitteiros

http://cadaminuto.com.br/blog/josivaldo-ramos#132466

http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/08/07/uniao-dos-palmares-realiza-primeiro-encontro-de-twitteiros

http://www.orelampago.com.br/vernoticia.php?id=635

http://www.primeiraedicao.com.br/blog/railton-teixeira


2 comentários:

  1. Texto magnifico!
    Muito honrado em saber que o twittAO atingiu um sucesso inesperado, isso, graças a todos os que estavam presentes!

    Abração e até breve companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda... to me desmilinguindo em lágrimas!! Parabéns pelo texto e vc conseguiu transmitir o exato tom do que foi o exento!! Beijo, meu querido!!

    ResponderExcluir