terça-feira, 4 de outubro de 2011

Anonymous e algumas estratégias do movimento social global




Se você vive na rede com uma frequência diária, em algum momento já se deparou ou se deparará com alguma informação sobre o Anonymous, um grupo considerado terrorista por governos como os dos EUA. Alguns ataques hacker para com empresas tem sido a justificativa para classificar este grupo como tal, mas talvez simplificar os fins pelos meios seja uma forma de anular uma força muito maior que está por dentro das propostas do grupo - uma força que parece ganhar apoio em vários lugares do mundo. Hoje no Brasil já é possível perceber a adesão de manifestantes nas ruas com apetrechos dos Anonymous - como a frase em cartazes "Nós somos Anonymous. Somos uma legião. Nós não perdoamos. Nós não nos esquecemos. Nos aguarde." ou mesmo uma máscara referente a Guy Fawkes, que ficou conhecida na sociedade moderna através da novela gráfica de Alan Moore e David Lloyd, V de Vingança (ou V for Vendetta) no final dos anos 80. A ideologia comum entre a história de vida de Fawkes, o personagem V e os atuais anônimos é a persistência e resistência contra um sistema opressor. No caso, os Anonymous lutam  (além de outros objetivos mais locais) contra os males do sistema capitalista acreditando ser o desmoronamento desse sistema mediante a adesão e mobilização popular a solução contra as formas de opressão e corrupção permitidas por ele. Aparenta ser uma forma de anarquismo. Abaixo segue um vídeo criado por integrantes dos Anonymous para explicar a lógica e o pensamento do grupo.




A grande característica dos Anonymous, que parecem inaugurar ou pelo menos por em evidência um movimento social global, é a capacidade de se articular em várias partes do mundo, contando com representantes em vários países de ordem capitalista (ou seja, a grande maioria), cujos representantes participam do movimento por aproximação ideológica ao invés de objetivos de lucro.Ou seja, é uma adesão voluntária, baseada no compartilhamento de ideias e interesses comuns. Outra característica é que, para preservar a segurança entre si, os Anonymous acautelam-se em não manter contato pessoal, se utilizando da rede para articular ações e divulgar manifestações em todo o mundo. Por fim, a característica final do Anonymous é sua flexibilidade de organização. O grupo não se compreende sequer por grupo, mas como uma ideia que precisa ser colocada em prática. Os anonymous aparentemente não têm líderes (ou não querem levar a acreditar que têm), pois são contra hierarquias. Por fim, pregam pela organização popular  contra as mazelas do capitalismo onde quer que o povo esteja. Abaixo temos um exemplo de como o movimento Anonymous tem se fortalecido no Brasil. Um vídeo dos Detonautas no Rock In Rio no dia 02 de outubro, cujo vocalista usa uma máscara de Guy Fawkes e critica a corrupção e impunidade (forte simbolização ao Anonymous e V for Vendetta), é um exemplo de que os Anonymous no Brasil estão plantando raízes:



A existência de grupos como o Anonymous mostra que o ideal de uma sociedade anticapitalista e com fundos socialistas ainda se mantém apesar da simbólica derrocada do sistema socialista com a queda do Muro de Berlim, no final dos anos 80. A globalização, uma realidade mundial do avanço do capitalismo, está sendo usada agora como ferramenta de uma resistência mundial que mantém uma ideologia contra o sistema por esse grupo.

Para vias de reflexão, percebemos que as características principais do Anonymous podem ser pensadas como uma confluência das teorias gerais do movimento social atual. Discorrerei em outros momentos acerca dessa teorização, que se encontra escorada nas explicações de Alberto Melucci e Ilse Scherer-Warren. Por hora uma coisa é certa e que pode ser adiantada: os Anonymous também se escoram com outros grupos como o Lulzsec e o Wikileaks por compartilharem de alguns ideais comuns. Isso faz com que o movimento social global se fortaleça e ganhe característica de rede, o que faz com que a punição ou exclusão de um desses grupos não afeta necessariamente os demais grupos dessa aliança. As estratégias de anonimato também são fortes para driblar eventuais tentativas de repressão por parte do Estado que está sendo criticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário