domingo, 19 de junho de 2011

Blogueiros se reúnem para visitar cidades um ano depois da grande enchente em Alagoas


Foi no dia 18 de Junho de 2010 que várias cidades pernambucanas e alagoanas sofreram com os impactos das chuvas contínuas, ocasionando num transbordamento anormal dos rios, que veio destruindo tudo como tsunami.

#UmAnoEnchentesAL foi o assunto mais comentado na capital alagoana na tarde do sábado, 18/06/11

Blogueiros/Tuiteiros dão sua opinião sobre a enchente a partir da hashtag #UmAnoEnchentesAL
 
Para lembrar a data e verificar o trabalho do Estado, grupo de blogueiros (dentre eles @Marques_JM, @CanAlmeida, @Fleming_al, @ThalesVitor2012 e o pessoal do @SOS_alagoas) visitaram as cidades de Murici, Branquinha, União dos Palmares e São José da Laje e mostraram suas impressões utilizando a hashtag #UmAnoEnchentesAL a respeito do que viam. Algumas imagens foram postadas captando a dura realidade das condições dos sobreviventes das enchentes que perderam suas casas, o que pode dar a ideia da situação que muita gente ainda vive depois de um ano da grande tragédia:

Fila no acampamento de Murici para obtenção de alimentos

Crianças fabricam seus próprios brinquedos com barro

processo de construção das novas residências dos desabrigados em Murici

Em Branquinha, não há ponte. A passagem de uma margem à outra do rio acontece com uma "balsa" improvisada puxada braçalmente

Vídeos para relembrar:







 Alguns links sobre as enchentes:

  • Alguns dias depois da tragédia em Murici, eu fiz um blog para compartilhar algumas imagens que meu primo (@emersonprof) captou das enchentes entre os dias 19 e 21 de junho. Em alguns lugares, a correnteza da água ainda estava presente e forte.
  • Ainda em 2010, foi publicada uma matéria sobre a organização da sociedade no Twitter para ajudar as vítimas da enchente. 
  • O site "A Terra da Liberdade" publicou uma matéria que traça o relato dos dias em que a enchente de junho de 2010 tomou conta de parte da cidade de União dos Palmares.
  • Uma matéria do site de notícias de Alagoas Tudo Na Hora indica que um ano depois das enchentes, mais de 200 obras ainda estão em andamento.

3 comentários:

  1. Realmente,faz um ano desde o fatídico ocorrido, mas ainda é possível ver o reflexo daqueles dias em todas as cidades atingidas e quantas pessoas ainda estão presas ao passado nem tão distante assim. Esperamos que as chuvas possam ser piedosas este ano.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Objetivo, claro e conciso, mas extremamente tocante! As imagens e vídeos falam por si! Uma coisa é certa, não há palavras que possam descrever o que aqueles sobreviventes passam! Hoje ele continuam sobrevivendo uma tragédia por dia! Parabéns pela atuação! Seguimos juntos...

    ResponderExcluir
  3. O legal do seu post, bastante ilustrado e informativo, é ver o contraste que ele causa quando contraposto com a reportagem do AL TV (que foi ao ar na noite de sexta), onde nas palavras do vice-governador se pode ver uma "análise positiva" do executivo acerca do andamento da reconstrução das cidades e das vidas dessas pessoas...

    Boas!

    ResponderExcluir